teste de invasão

O Teste de invasão é uma forma de se prevenir contra a violação de dados da empresa, assim como contra o vazamento de informações. Além disso, os pentest são essenciais para fazer uma análise de vulnerabilidades e validar recursos de segurança que se encontrem instalados na sua empresa.

Os testes de invasão têm sido usados como uma forma de analisar toda uma rede corporativa, e assim determinar qual o impacto de um ataque eventual. Tem ainda como objetivo verificar quais são as vulnerabilidades a serem erradicadas ou mitigadas para que a empresa alcance um nível de risco aceitável.

Os responsáveis por fazer o pentest são os Pentesters, os quais usam as mesmas ferramentas e técnicas que os hackers. 

Por que é importante empresas realizarem um teste de invasão? 

Basicamente o teste de invasão é uma simulação de um ataque real contra a empresa. Desta forma conseguimos saber quais as nossas fragilidades, algumas vulnerabilidades que a empresa possa ter, assim como falhas de configuração que permitem que a empresa seja alvo de ataques direcionados. 

Hoje em dia existe uma maior probabilidade de sofrer ataques virtuais em sua empresa. Os hackers estão cada vez mais instruídos, além de nunca sabermos em quem podemos realmente confiar dentro da empresa. 

A questão é que atualmente todos os dados estão nos computadores, e não nos papéis, fechados em cofres. Isso deixa a empresa mais vulnerável em vários aspectos. Falamos em perdas diversas, desde integridade, a disponibilidade e confidencialidade dos sistemas e das informações da empresa. 

Quando realiza um teste de invasão, a empresa fica com uma real visão do ambiente, sendo essa a mesma visão que um hacker tem quando tenta invadir o seu sistema. 

Com o pentest evita que os dados confidenciais da empresa e dos seus clientes fiquem expostos a qualquer pessoa na internet. Assim protege a credibilidade e reputação da sua empresa. 

Além disso, ao ter certeza que os seus dados estão protegidos, existe uma maior segurança da informação, pois ele testa todos os mecanismos de defesa que a sua empresa tem contra ataques ao seu sistema informático. 

Por essa mesma razão, os testes de invasão deverão ser os primeiros a realizar, mesmo antes de montar um plano de rotinas e ações de análise de vulnerabilidades. 

Quais os benefícios do pentest? 

Além de todos os que já expusemos anteriormente, o teste de invasão é finalizado com relatórios que permitem saber qual o real impacto das vulnerabilidades que a empresa tem, as quais poderiam causar sérias consequências, como vazamento de dados, roubo de propriedade intelectual, ou roubo de informações privilegiadas. 
Outro dos benefícios em contratar esse teste é que lhe permite ter recomendações de profissionais qualificados para manter a segurança em sua empresa. Geralmente eles informam quais as medidas tomar para que a empresa fique em nível aceitáveis de risco. 

São também, na sua maioria, recomendados: 

  • Desabilitação de recursos que não são usados nos servidores
  • Code review – testes feitos antes da implementação das aplicações
  • Políticas de troca de senha regular com fator de dupla autenticação
  • Plano de mudança entre as equipes e suporte
  • Reuniões frequentes para alinhar e mitigar os problemas

Note que o teste de invasão lhe dá os resultados do momento presente. Assim, outro dia poderá ser bem diferente. Por isso convém fazer esses testes regularmente. Tenha sempre em mente que prevenir é sempre melhor do que remediar!
 

peça já uma demonstração testedeinvasao.com ou entre em contato teste@testedeinvasao.com