hospital teste de invasão

Será que um hospital poderia ser alvo de um ataque de hackers em seus sistemas? A resposta, apesar de não ser agradável de ouvir, é bem direta: Sim! Por isso o teste de invasão é tão importante

A verdade é que os hospitais contêm muitas informações valiosas, e essas informações podem deixar os pacientes e funcionários com suas vidas expostas na internet, e sabe-se lá mais onde!

Um dos fenômenos recentes que despertaram minha atenção é o fato de várias empresas estarem comprando contatos. Já imaginou a quantidade de contatos que um hospital consegue fornecer, por dia? Um hacker que conseguisse entrar no sistema de um hospital conseguiria milhares de contatos em um único dia.

Qual a importância do teste de invasão para um hospital?

A resposta é bem simples: mais vale prevenir do que depois tentar arranjar um jeito de sair da situação.

O teste de invasão permite identificar as vulnerabilidades do sistema antes que o criminoso consiga pegar as informações dos nossos clientes e funcionários. Além disso, mais do que um mero ataque informático, falamos em um ataque à nossa credibilidade enquanto organização.

Os prejuízos são, de fato, incalculáveis quando as informações dos nossos clientes passam para mãos alheias. A credibilidade nunca mais será a mesma.

A verdade é que, além de afetar a credibilidade de um hospital, as interrupções de serviços, além de onerosos, causariam o caos na organização.

Estas violações de segurança, assim como as interrupções dos serviços podem originar perdas financeiras grandes, sem falar na reputação e na quebra de lealdade do cliente.

Outro fator a ter sempre em conta é que é impossível salvaguardar todas as informações de sistema, 24 sobre 24 horas.

Não basta ter mecanismos de segurança defensivos, como criptografia, controle de acesso de usuários, IPS, firewalls, ou IDS. O fato é que quando nós adotamos novas tecnologias, se torna cada vez mais difícil eliminar todas as vulnerabilidades.

Por isso é tão importante contratar um teste de invasão, ou pentest, de forma regular. Esse teste faz uma análise de vulnerabilidades de todo o sistema, e assim consegue perceber onde tem de agir para colocar o seu sistema em um nível de risco aceitável.

Não podemos deixar nos enganar. Não são os mecanismos que temos em nossos sistemas que nos protegem contra ataques sérios. Cada vez mais os ataques ficam sofisticados, quer na sua forma técnica, quer social, e até automática. A grande dificuldade, hoje em dia, está precisamente nas aplicações que instalamos em nossos sistemas, pois não conseguimos detectar quais as suas vulnerabilidades.

Pentest para hospitais

Com o teste de invasão, ou pentest, conseguimos identificar e priorizar os riscos de segurança. Ele vai avaliar a capacidade que o hospital tem em proteger as suas redes, endpoints, aplicativos e usuários de ataques externos, e internos também.

Assim sendo, o pentest valida os riscos, os quais são apresentados por vulnerabilidades ou falhas nos processos, fazendo com que os profissionais da TI e segurança de informação possam ter condições para priorizar os seus esforços de remediação.

Ao fazer uma análise de vulnerabilidades regularmente, e de forma abrangente, os hospitais conseguem antecipar os riscos de segurança de forma mais eficiente, além de permitir impedir o acessão não autorizado às informações dos pacientes e aos sistemas críticos.

Não deixe de fazer o teste de invasão periodicamente, pela segurança da organização, e pela segurança dos seus pacientes!

Add new comment

Restricted HTML

  • Allowed HTML tags: <a href hreflang> <em> <strong> <cite> <blockquote cite> <code> <ul type> <ol start type> <li> <dl> <dt> <dd> <h2 id> <h3 id> <h4 id> <h5 id> <h6 id>
  • Lines and paragraphs break automatically.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.