workstation

Hoje em dia a informação é a coisa mais preciosa que um negócio pode ter. Por isso devemos estar preocupados com a segurança dos dados que temos, quer da própria empresa, quer dos nossos clientes. É aqui que entra o teste de invasão. 


O pentest, como também é conhecido, é uma forma de assegurar a inviolabilidade dos nossos dados, assim como uma forma de avaliar o nível de segurança dos sistemas e redes. 


Teste de invasão – O que é?

O pentest é um conjunto de procedimentos que avaliam a segurança de um sistema e fazem uma análise de vulnerabilidades desse sistema, ou rede. Para tal se usam de técnicas de hacking, assim como de softwares que permitem simular um ataque real. 


Durante o teste de invasão se avaliam vulnerabilidades em muitos sentidos, entre os quais se destacam: 

  • Servidores
  • Computadores
  • Periféricos de rede
  • Aplicações Web
  • Informações confidenciais
  • E-mail


Os procedimentos usados têm como objetivo adquirir acesso ao sistema (irrestrito e restrito) para se avaliar como se comportam diante de ataques cibernéticos de um invasor externo ou interno. Para tal se faz um mapeamento das vulnerabilidades, identificação de pontos comprometidos, e identificação dos tipos de ataque bem-sucedidos no sistema. 


Por que devemos realizar o pentest periodicamente?

O teste de invasão é como se fizesse uma fotografia do estado do seu sistema, ou rede, na atualidade. Isso quer dizer que os resultados do pentest que fez hoje podem não ser os mesmos se fizer um amanhã. A verdade é que diariamente são instaladas novas coisas em nossas máquinas, e por isso os resultados podem variar. 


Por isso mesmo, se queremos manter os nossos dados íntegros e seguros, é importante avaliar a estrutura de segurança de forma periódica. 


Não vai querer o risco de ver suas informações vazarem, nem quer correr o risco de comprometer a credibilidade da sua empresa. Além disso, uma empresa alvo de um ataque cibernético fica com a competitividade comprometida, e pode acabar perdendo clientes. 


O vazamento de informações confidenciais também pode gerar vários processos judiciais, pois mesmo que involuntariamente, forneceu informações que são confidenciais. 


Contratar uma equipe especializada – Sim ou não?

Muitas empresas ficam na dúvida se hão de contratar uma equipe especializada para a realização de um teste de invasão


Antes de mais nada é preciso avaliar qual o investimento de dinheiro e tempo necessário para que a empresa tenha todos os recursos necessários, onde se incluem pessoais e tecnológicos. Além disso, é preciso saber qual o investimento para treinar uma equipe que seja capaz de fazer testes robustos.


A verdade é que esse investimento é muito elevado. Empresas que são especializadas no pentest já contam com uma equipe multidisciplinar, a qual tem conhecimentos em sistemas, programação, topologias de rede, entre outros, muito aprofundados. 


Por isso essas equipes são capazes de mapear todo o tipo de problema relacionado com a segurança da empresa com exatidão. 


Como o mercado de TI se encontra em constante evolução, é necessário que as equipes estejam em constante aprendizado. Com novas tecnologias surgem novos desafios e riscos, por isso deverá contar com uma equipe que esteja atualizada e que tenha os conhecimentos necessários para analisar o seu sistema e rede. 


É muito importante monitorar o ambiente de TI de forma periódica, incluindo o teste de invasão. Essa é a melhor forma de garantir a segurança das informações e dados da sua empresa. Entre em contato testedeinvasao.com , mande e-mail para teste@testedeinvasao.com