teste invasao wifi

O teste de invasão é cada vez mais necessários nos dias de hoje. Ele permite uma análise de vulnerabilidades do sistema, evitando, assim, ataques de hackers, quer externos, quer internos à empresa. 
O teste de invasão, também conhecido como pentest, simula um ataque real à sua empresa, neste caso à rede interna wireless. Depois de uma análise de vulnerabilidades completa conseguimos saber exatamente quais as nossas fragilidades e falhas de configuração que nos deixam expostos aos ataques. 


Geralmente as instituições estão muito focadas em proteger-se de ataques externos, mantendo os hackers afastados remotamente, afastá-los de firewalls e outros sistemas de proteção. Mas, com a proliferação de dispositivos móveis nas organizações, assim como a grande proliferação do uso de redes wi-fi nas empresas, os hackers têm uma oportunidade única para atacar de dentro da rede. 
Firewalls, segurança de aplicações web, não são capazes de proteger a rede interna wireless quando temos um invasor usando a nossa rede wireless, e caso a criptografia seja fraca. 
Teste de invasão de rede interna wireless Ora, como dissemos anteriormente, as infraestruturas de redes wireless têm sido, cada vez mais, usadas na utilização e implementação pois os meios flexíveis possibilitam que os colaboradores acessem aos recursos da rede interna de dados. 


O problema é que muitas dessas redes acabam sendo implantadas de uma forma descuidada, sem os níveis de segurança exigidos, ou aconselháveis, o que os torna bem mais vulneráveis a ataques de invasores usando a sua rede sem fio para infiltrar na rede corporativa e conseguir os dados confidenciais da empresa. 


Uma grande parte dos ataques deste tipo não se dão no prédio, assim ignorando os perímetros de segurança, mas usando a conexão sem fios da empresa. 


O teste de invasão das redes internas wireless consegue fazer uma análise de vulnerabilidades do nosso sistema quanto ao acesso a dados confidenciais por meio da rede interna wireless. 


Usa-se a técnica de avaliação e análise, de forma a que os especialistas tentarão acessar à rede wireless de forma privilegiada, de forma controlada, tal como faria um hacker. Assim eles conseguem detectar exatamente quais as vulnerabilidades da empresa. 


O pentest identifica as ameaças e ajuda as empresas a implementarem técnicas defensivas a serem implementadas para que consigam proteger os sistemas de acesso wi-fi. 
Nesse teste de invasão podemos identificar: 

  • redes wi-fi desconhecidas
  • redes wi-fi não autorizadas
  • pontos de acesso
  • dispositivos que estejam interagindo com a rede
  • informações da capacidade da rede
  • informações sobre protocolos de segurança
  • informações sobre dispositivos conectados
  • equipamento de balizamento

O pentest  também permite atacar e invadir as redes criptografadas, como WPA2-PSK, WEP, ou  WPA-PSK. Além disso conseguimos replicar um ataque MiTM (Man-in-the-middle), analisar o tráfego, falsificar SSID, e identificar o fluxo de dados sensíveis. 
Uma análise de vulnerabilidades completa é necessária para se ter a empresa em segurança, capaz de evitar o ataque de um invasor. Lembre-se que basta apenas um incidente para que a reputação da sua instituição vai por água abaixo. Previna-se! Contrate um teste de invasão!